sexta-feira, 4 de maio de 2012

Quem olha pelos animais "antipáticos "?

 Poucas coisas no mundo nos deixa tão tristes c omo ver a matança indiscriminada de animais selvagens em troca da vaidade, diversão ou paladar humano

Como podem matar golfinhos, inocentemente presos em redes de atum?

Como podem matar filhotes de foca em busca de sua pele para casacos de madames?

Como podem matar cachorros para comer no Oriente, ou até servirem de iscas para pesca na Europa?
Animais tão bonitos, tão queridos e simpáticos?

É muito fácil para todos nós termos piedade das baleias, animais tão inteligentes.

Qualquer um se comove com a ameaça de extinção do Mico-Leão-Dourado, animal símbolo do nosso país.

Quem não se mobilizaria para salvar o meigo Urso Panda?
Esses e mais outros tantos, são animais maravilhosos, merecem todo o nosso esforço para preservá-los, tratá-los como devem ser tratados e cuidar para que nossos filhos e netos venham a conhecê-los, não apenas em revistas ou documentários, mas ao vivo e em liberdade.
Mas e os animais antipáticos? Quem olhará por eles?

Alguém já viu alguma campanha para salvarmos os tubarões, ameaçadíssimos de extinção?

Injustamente acusados de assassinos impiedosos, por atacarem surfistas e banhistas. Título injusto, sim! Nós tiramos seu alimento, acabamos com seu habitat, trouxemos para cima de nós, um animal selvagem e faminto! O que esperar?

Eles são animais irracionais, lembram disso? NÓS somos os racionais.

Há alguns anos atrás, houve uma grande mobilização nacional para salvarmos os jacarés do pantanal. Foi uma mobilização como poucas vezes se viu. Em muito pouco tempo, políticos, artistas e anônimos abraçaram a causa e a caça do jacaré foi banida do cenário nacional.

Poucos anos depois, o número de jacarés aumentou muito. E continuou aumentando. Afinal, ele estava agora no topo da cadeia alimentar, sem predadores.

Ele agora está acabando com os peixes da região (maior fonte de renda e turismo). Nosso simpático personagem, agora passou a ser vilão, passou a ser antipático, deixou de ter a atenção de todos e as regalias de outrora.
Ninguém mais pode ouvir falar que elefantes ainda hoje morrem por causa de suas presas de marfim, mas poucos se importam que os rinocerontes e javalis tenham o mesmo fim, afinal de contas, eles são muito carrancudos, não merecem a simpatia do mundo.

 Cobras, gambás, morcegos, urubus, hienas... eles jamais terão seus nomes em campanhas de preservação. Jamais serão dignos da "piedade" humana.

É muito triste ver tartarugas sendo mortas por conta de seus cascos, onças por suas peles, araras por suas penas coloridas. Mas é tão triste quanto ver tubarões sendo mortos pela sua barbatana, lobos para proteger suas galinhas e burros sendo explorados em trabalho pesado.
Pare para pensar e me responda. Você se sensibilizaria mais pela extinção das toupeiras ou dos cangurus?

 Se você respondeu os dois. Parabéns!

É de pessoas como você que o nosso mundo está precisando
( fonte: http://www.guapeca.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário