Mudar para uma nova casa pode ser estressante para seu cão. Planejamento com antecedência, paciência e carinho podem ajudá-lo a se ajustar mais rapidamente ao novo lar.
Preparando o novo lar
- Conforme você for mudando seus coisas para a nova residência, tome cuidado especial com itens que possam machucar/envenenar seu cão. Abaixe-se e olhe em redor na altura dos olhos do seu cão para ter certeza de que não está esquecendo nada ao alcance dele no meio da bagunça que é uma mudança.
- Certifique-se de que o novo lar é seguro para seu peludo. Procure por:
- Venenos – materiais de limpeza, repelentes de insetos, pesticidas, medicamentos, plantas venenosas etc.
- Objetos/superfícies que possam queimar – ferros elétricos, aquecedores, eletro-eletrônicos plugados na tomada, líquidos/superfícies quentes etc.
- Eletricidade – cuidado extra com fios desencapados!
- Objetos que possam provocar sufocamento – Que mudança não tem pedacinhos e pedações de tudo e mais um pouco espalhados por todos os lados? Atenção para agulhas, pregos, lascas de caixas e de móveis etc.
- Objetos que possam cair sobre o cão – Certifique-se de que tudo está sendo bem instalado na casa nova. Já pensou um armário caindo sobre seu peludo?
- Buracos por onde ele possa fugir – Casa nova pode provocar insegurança mesmo que a família inteira esteja junto. Tenha certeza de que seu cachorro não poderá escalar muros e cercas e de que não há buracos ou outras possibilidades de fuga.
- Já mude para o novo endereço sabendo onde há atendimentos veterinários de emergência nas proximidades. Tentar achar uma clínica quando você já precisa desesperadamente de uma é perder um tempo que pode significar a vida ou a morte do animal.
Acomodando-se no novo lar
- Quando vocês chegarem ao destino, tire seu peludo da caixa de transporte assim que ele estiver em um local/cômodo seguro e o examine.
- Passe um tempo brincando com ele, dando-lhe atenção e carinho, mostrando a casa nova e deixando-o cheirar tudo enquando você caminha com ele na guia.
- Dê a ele um brinquedo novo e um petisco saboroso, para que ele associe o novo local com coisas boas.
- Arrume a mudança do seu cão imediatamente, para que ele possa se sentir em casa vendo/cheirando sua cama/casinha, potes, brinquedos etc. no novo ambiente. Não compre nada novo neste momento! De novidade, já basta a mudança de endereço, seu cão precisa de referências para se acostumar com o novo lar.
- Certifique-se de que portões, portas, cercas etc. estão fechados e de que não há possibilidade de fuga e solte-o para conhecer o quintal e a casa sozinho.
- Certifique-se de que as placas de identificação dele estão com os dados atualizados.
- Tente manter sua rotina normal enquanto vai desempacotando a mudança.
- Tente não mexer/circular/ficar limpando a área/cômodo onde estão as coisas do cão (cama, caixa de transporte, potes etc.). Ter um ambiente tranquilo e securo é importante para que ele se ajuste às novidades.
- Leve-o para passear nas redondezas – sempre na coleira e guia – todos os dias para que ele acostume-se com a nova região e também para que possa ter mais referências para voltar, caso fuja.
- Seja paciente e permita que seu cachorro explore tudo na casa nova.
- Veja se é possível apresentá-lo a vizinhos e seus cães. Quanto melhor eles conhecerem seu peludo, maiores as chances de ajudar em caso de fugas.
- Não saia de casa com seu cão solto!
Texto feito/traduzido a partir das dicas de mudança da PetCo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário