sábado, 9 de junho de 2012

Vacinação do Gato

 


O que você deve saber sobre vacinação do gato? Quando você deve vacinar o gatinho? Quais as vacinas os gatos devem tomar? O que fazer no dia da vacinação do seu animal de estimação?
Assim como outros mamíferos, o seu gatinho retira uma série de nutrientes e anticorpos do leite materno, porém a partir do momento em que deixam de se amamentar, os filhotes necessitam receber algumas vacinas para se proteger das doenças.
No primeiro ano de vida são necessárias algumas idas ao veterinário para garantir que seu filhote esteja crescendo com saúde. Após completar 1 ano de idade é recomendado freqüentar o veterinário pelo menos uma vez por ano.

Datas das vacinas

A primeira série de vacinações geralmente começa quando o seu gato filhote tem de 7 a 9 semanas de vida.
A data exata da aplicação de cada vacina irá depender do tipo de vacina que seu veterinário utiliza. O mais comum é que as vacinas ocorram em duas injeções, aplicadas com três a duas semanas de intervalo entre cada aplicação.

Que vacinas o gato deve tomar?

Lembre-se que diversos fatores deverão ser levados em consideração na hora de escolher que vacinas o gato deve tomar. Nem todas as vacinas são obrigatórias. Todo gato não toma as mesmas vacinas.
A localização geográfica da residência do animal, se o gato vive com outros gatos, o fato do gatinho passear ou não nas ruas, fora de sua residência, são exemplos de fatores que deverão ser levados em consideração para determinar quais vacinas tomar.
É o seu veterinário quem irá determinar quais vacinas seu gatinho deve tomar! Não tente fazer isso sozinho.

Renovar as doses

Lembre-se que ao longo da vida do gatinho algumas vacinas devem ser tomadas novamente. Isso acontece, pois algumas vacinas perdem o efeito depois de algum tempo. A data exata destas doses varia dependendo do tipo de vacinas tomadas: pergunte ao seu veterinário.

O que fazer no dia da vacinação?

Não tenha medo de agulhas, a dor é passageira e é muito importante que você vacine seu animal, pois caso contrário ele pode até morrer. Alguns donos têm medo da vacinação. O desconforto que a vacina causa no gato evita que ele pegue doenças que poderiam gerar muito mais sofrimento do que a agulha.
No dia da primeira vacinação é recomendado que você reserve bastante tempo para levar seu filhote ao veterinário. Fazer tudo "correndo" pode estressar o gatinho e você.
Leve o gatinho em uma caixa de transporte para gatos bem confortável. Uma boa dica é colocar um brinquedinho e um paninho com o qual ele esteja acostumado. Isso pode gerar mais descontração no animal e reduzir o estresse na hora da vacina.
Enquanto estiver aguardando para ser atendido, converse com o seu gato para mantê-lo calmo.
Ele já deverá ter visitado a clínica veterinária antes para exames de rotina. Garanta que ele já esteja acostumado à clínica e ao veterinário antes do dia da vacina. Não deixe o dia da vacina para ser a o mesmo dia em que você introduz o gato ao local da clínica, isso aumenta o estresse do animal.
Não solte seu gato da caixa de transporte até entrar na sala do paciente.
Quando entrar siga as orientações do veterinário, tire todas as suas dúvidas com ele. Depois da vacinação siga todas as recomendações do veterinário para cuidados pós-vacina
( Linkanimal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário